tratando de comportamentos persistentes de desobediencia

Texto Áureo

“E Ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu  persegues. Duro é para ti recalcitrar os aguilhões.” 

(At 9.5)

Verdade Aplicada

“Sermos submissos à vontade de Deus é o caminho para uma vida bem sucedida.”

Objetivos da Lição

  • Apresentar o que é TOD
  • Mostrar o quão prejudicial este transtorno pode ser para a vida espiritual
  • Ensinar meios para identificar o TOD

Textos de Referência

Jz 17.1 – E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.

Jz 17.5 – E, tinha este homem, Mica, uma casa de deuses, e fez um éfode e terafins, e consagrou a um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.

Jz 17.6 – Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos.

Jz 17.7 – E havia um mancebo de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava por ali.

Jz 17.10 – Então lhe disse Mica: Fica comigo e sê-me por pai e sacerdote, e cada ano te darei 10 moedas de prata, e vestuário, e o seu sustento. E o levita entrou.

Hinos Sugeridos

Hino nº 84

Hino nº 225

Hino 305

Introdução

Como pode alguém ter a intenção de desafiar o Criador? Nesta lição falaremos sobre um transtorno que pode Levar a pessoa a tomar tal atitude.

No princípio Deus colocou o homem no Jardim do Éden e lhe deu algumas responsabilidades e ordens. Porém o espírito de desobediência também estava no jardim e convenceu o homem a desobedecer as ordens de Deus. De lá para cá a desobediência está intrínseca no homem e a sua imaginação é má desde a sua infância (Gn 6.5; 8.21). Em algumas pessoas esse comportamento se desenvolve mais e, estas fazem questão de se opor e desafiar o seu Criador.

1 . - Uma Visão Geral do TOD

Não é raro vermos alguns personagens da Bíblia tomando posição de confronto em relação ao Criador, como também nos dias atuais vão contra a Palavra de Deus. 

Entretanto não devemos escandalizar, pois a pessoa pode ter o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD). O dever da igreja é ajudá-lo.

1 . 1 - TOD nas Crianças

O TOD geralmente tem uma atenção maior quando se apresenta em crianças. Curiosidade, questionamento e irritabilidade podem ser normais. 

Mas, quando esse tipo de comportamento se torna constante ela tem dificuldade de relacionamento e desenvolvimento escolar

1 . 2 - Adolescentes Indesejados

A adolescência é um período bastante delicado no desenvolvimento do indivíduo. O TOD, nessa fase, se não for diagnosticado e tratado o indivíduo poderá se tornar uma ameaça para a sociedade. No meio eclesiástico pode ser identificado como endemoniado, enquanto que na realidade trata-se de alguém que sofre de TOD e precisa de ajuda.

1 . 3 - Adultos Perigosos

O TOD, quando não tratado quando criança ou adolescente, pode evoluir para o TC (Transtorno de Conduta).

25% de TOD não tratados evoluem para TC. Indivíduos com TC tendem a roubar, praticar vandalismo, incêndio, entre outras atitudes perigosas.

2 . - Vida Espiritual Prejudicada Pelo TOD

Mica, em sua atitude de buscar uma maneira pessoal de se relacionar com o mundo espiritual resolveu criar para si um objeto de culto. Compara-se com quem sofre de TOD que sempre escolhe andar na contramão das regras da Palavra.

2 . 1 - A Escolha de Mica

Embora, “cada qual fazia o que parecia reto aos seus olhos” (Jz 17.6), é possível que ainda houvesse homens fiéis à Deus.  Mica, ao invés de andar segundo os ensinamentos de Moisés, escolheu se levantar contra tudo o que havia aprendido à cerca do Criador.

2 . 2 - O TOD Compromete A Percepção

A insubmissão de Mica deixa claro a sua falta de percepção em relação aos ensinamentos de Moisés.  Deuteronômio 11.18-25 mostra o que o povo deveria seguir para ter a proteção de Deus.

O portador de TOD sempre vê os fatos segundo a sua ótica. Não aceita que outros lhe digam o que fazer.

2 . 3 - A Perda de Limites Pelo t TOD

Duas características do TOD: Ser opositor e desafiador. Mica se opõe à Palavra de Deus fazendo o que parecia reto a seus olhos e desafia Deus fazendo uma casa de deuses. 

As pessoas que vivem com esses sintomas tendem a levar uma vida desenfreada, causando problemas para si e para seus familiares, pois vivem uma realidade paralela.

3 . - Identificando O TOD

Atualmente, temos percebido em muitos irmãos um tipo de comportamento que nos leva a crer que os mesmos sofrem com o TOD.

3 . 1 - Esperando A Aprovação de Deus

Mica ao se encontrar perdido nas suas atitudes muda o plano de ter um local de adoração familiar. Ao se encontrar com o levita vindo de Belém de Judá (Jz 17.8), Mica lhe propões que seja seu sacerdote e esperava que com isso Deus o abençoasse e aprovasse sua atitude (Jz 17.13)

3 . 2 - Rebeldia Ministerial ou TOD

É natural que portadores do TOD se juntem a pessoas com o mesmo problema. Vemos aqui que talvez o levita também pudesse ter o mesmo transtorno, pois se associou com Mica na tentativa de criar uma maneira de adorar a Deus (Jz 17.10). O que muitas vezes identificamos como rebeldia ministerial, na verdade, pode ser um sintoma deste transtorno.

3 . 3 - Evitando O Desenvolvimento do TOD

Infelizmente, muitos lares cristãos deixaram a prática do culto doméstico. Depois da morte de Moisés, Josué deveria se esforçar para manter viva na mente do povo, a Lei de Deus. Da mesma forma, devemos nos esforçar para manter viva em nossas casas a Palavra de Deus.

 

                     Leitura Obrigatória   - Faça o Download                 

Bibliografia

Revista EBD Betel Dominical Professor - 1º trimestre 2019, ano 29, número 110 - Editora Betel

 

             Vídeo Aulas Sobre a Lição - Bom Estudo!          

 

                     Slides da Lição Para Baixar!                     

arrow
arrow

 

 

Clique aqui no link da Escola Bíblica Dominical e veja as demais lições!

Comentários do Facebook

Pr Soley
Pr Soley

Nascido aos 04 de abril de 1973 em Amambaí-MS. Subtenente da PMTO. Casado com a Diaconisa Eliana Machado e pai de dois filhos abençoados: Camilla Eduarda e Raul Soley. Converteu-se ao Evangelho de Cristo em Janeiro de 2010 na cidade de Colmeia-TO. Atualmente congrega na Igreja Assembleia de Deus Nação Madureira Campo de Colmeia-TO. Serve ao Senhor como Coordenador e Professor da EBD Betel na Igreja Sede, Professor do Curso Médio em Teologia pelo IBAD e Coordenador da Juventude da Região Médio Norte do Tocantins. Pela graça de Deus!

Deixe Seu Comentário Abaixo!