EBD Betel Lição 04 – Enfrentando o Transtorno do Sono

transtorno do sono

Obs: Se você tem ansiedade ou dificuldades para dormir conheça os produtos Maravilhas da Terra.

Texto Áureo

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.” (Sl 4.8)

Verdade Aplicada

É muito importante buscar ter uma boa noite de sono, pois é essencial para a saúde e qualidade de vida

sono

.Objetivos da Lição

1 – Revelar o perigo de uma noite mal dormida;
2 – Mostrar o que fazer para tratar do transtorno do sono;
3 – Ensinar como equilibrar as nossas atividades para não sofrermos com esse mal.

Textos de Referência

Sl 4.1 - Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
Sl 4.5 – Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor.
Sl 4.6 – Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
Sl 4.7 - Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho.
Sl 4.8 – Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

Hinos Sugeridos: 

Hino 140

Hino 178

Hino 474

INTRODUÇÃO

Atualmente temos visto uma grande perda de produtividade em muitos irmãos que antes eram ativos na obra do Senhor. Em alguns casos, isso ocorre porque eles desenvolveram o Transtorno do Sono.

produtividade

.1. Um Sofrimento Não Identificado

Para que nossas funções biológicas funcionem bem enquanto estamos acordados, é necessário que tenhamos um período de sono adequado, pois é durante o sono que importantes funções do corpo são realizadas.

1.1 Coisas que nos Fazem Perder o Sono

No Sl 4.1, vemos o salmista se apresentando em um momento de grande angústia, talvez de desespero. A angústia provocada por situação de estresse é uma das muitas causas que levam ao transtorno do sono.

1.2 Um Perigo Real

A insônia, identificada como uma insatisfação quanto à qualidade e quantidade de sono, também é classificada como um incômodo causador de prejuízos sociais. Muitos alegam estarem perdendo o sono por causa de uma carga excessiva de trabalho na obra de Deus.

1.3 O Risco do Trabalho Excessivo

Uma vida de trabalho excessivo ao invés de trazer alegria produz tristeza.  Se estamos angustiados ao ponto de perdermos o sono, certamente não estamos sintonizados com a vontade de Deus para nossas vidas.

2. Vivendo Noites Mal Dormidas

Já vimos que o Transtorno do Sono é um mal que tem a sua origem em diversos fatores, dentre os quais se encontra o estresse. 

2.1 Convivendo com Esse Mal

Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, adormecer em horários impróprios ou ficar longas horas a mais na cama de maneira exagerada sem estar associada a uma doença, pode ser um alerta para um problema crônico.  Alterações de humor, diminuição da memória e da capacidade mental responsável pelo aprendizado é um indício da manifestação dos distúrbios do sono.

2.2 Um Medo Noturno Inexplicável

Algumas pessoas sofrem com um tipo de distúrbio conhecido como Terror Noturno.  Durante a crise o indivíduo em estado súbito de alerta com comportamento de medo durante o sono.

2.3 Perda do Sono por Causa do Pecado

O texto de 1Sm 16.14-23 nos mostra um momento vivido por Saul após a unção de Davi.   A Bíblia relata as atitudes de Saul que levaram ao afastamento do Espírito Santo, por isso precisamos aprender para não repetirmos o processo

3. Buscando o Melhor Tratamento

Nos tópicos anteriores vimos que o transtorno do sono tem diversas causas externas e internas. Este aprendizado nos mostra que em cada situação a abordagem em busca da solução deverá ser de acordo com o caso.

3.1 Cérebro Regenerado Pelo Sono

Enquanto dormimos, o cérebro se auto limpa, eliminando subprodutos tóxicos absorvidos enquanto estamos acordados desenvolvendo nossas atividades diárias.

3.2 Combatendo as Causas Externas

Quando somos levados a perda do sono por problemas que surgem no nosso dia a dia, que elevam abruptamente o nível de estresse, devemos procurar atividades que nos afaste de tais problemas. A melhor sugestão é a leitura bíblica (Pv 3.24).

3.3 Lidando com o Cansaço Emocional

O cansaço emocional atinge uma parcela significativa da população entre 20 e 60 anos. A maneira como lidamos com as frustrações, problemas e obrigações poderá ser responsável pelo desgaste mental de origem metabólica incontrolável e que levará a um esgotamento. Neste caso, ajuda médica e terapêutica são indispensáveis.

CONCLUSÃO

Muitos são os fatores que levam um indivíduo a perder o sono. Entretanto, é importante que saibamos o que podemos fazer, quando devemos buscar ajuda profissional e a necessidade de continuarmos buscando e meditando na Palavra, para que não sejamos vítimas do Transtorno do Sono.  (Jr 31.25-26)

Obs: Se você tem ansiedade ou dificuldades para dormir conheça os produtos Maravilhas da Terra.

                     Leitura Obrigatória   - Faça o Download                 

 

Bibliografia

Revista EBD Betel Dominical Professor - 1º trimestre 2019, ano 29, número 110 - Editora Betel

                     Vídeo Aulas Sobre a Lição - Bom Estudo!                      

 

                     Slides da Lição Para Baixar!                     

arrow

 

arrow

Clique aqui no link da Escola Bíblica Dominical e veja as demais lições!

Comentários do Facebook

Pr Soley
Pr Soley

Nascido aos 04 de abril de 1973 em Amambaí-MS. Subtenente da PMTO. Casado com a Diaconisa Eliana Machado e pai de dois filhos abençoados: Camilla Eduarda e Raul Soley. Converteu-se ao Evangelho de Cristo em Janeiro de 2010 na cidade de Colmeia-TO. Atualmente congrega na Igreja Assembleia de Deus Nação Madureira Campo de Colmeia-TO. Serve ao Senhor como Coordenador e Professor da EBD Betel na Igreja Sede, Professor do Curso Médio em Teologia pelo IBAD e Coordenador da Juventude da Região Médio Norte do Tocantins. Pela graça de Deus!